Quem Somos

A Associação Musical Lisboa Cantat (AMLC) é uma associação cultural sem fins lucrativos que prossegue objectivos de ordem musical, social e recreativa. Na sua actividade, pretende promover e divulgar a cultura musical junto do grande público, em colaboração com músicos profissionais e amadores do país e do estrangeiro. Esta actividade constitui a base de coesão humana e social dos seus cerca de 180 associados, pelo espírito de convívio e partilha que tipicamente proporciona.

A AMLC iniciou as suas actividades em 1977, com a designação de Coral Caminhos Novos, tendo passado a designar-se Coral Lisboa Cantat em 1983, designação que manteve até 2007. Nesta data, na sequência da criação de dois agrupamentos distintos — o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, herdeiro da actividade do Coral Lisboa Cantat, e o Coro de Câmara Lisboa Cantat —, foram alterados os seus Estatutos e passou a designar-se Associação Musical Lisboa Cantat. Ao longo destes mais de 40 anos foi membro fundador da Associação de Coros Amadores da Área de Lisboa (A.C.A.A.L.), sendo também associada da Internacional Federation of Choral Music (I.F.C.M.).
Além de continuar a promover os dois agrupamentos em actividade há mais tempo, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat e o Coro de Câmara Lisboa Cantat, a AMLC quer agora consolidar os mais recentes: o Coro Infantil Lisboa Cantat, a Academia Vocal Lisboa Cantat, o Jazz Cantat e o Coro Juvenil Lisboa Cantat, que se foram juntando ao longo dos anos.

Esta diversidade de agrupamentos permitirá que a AMLC se assuma como uma associação decididamente centrada na voz humana e no ensino e aperfeiçoamento da arte de cantar, procurando dar cobertura a uma larga faixa do percurso de cada um, das idades mais jovens até às mais maduras, dos mais experientes aos menos experientes, permitindo que, em cada fase, o associado possa encontrar um espaço de fruição e desenvolvimento das suas capacidades vocais.

No âmbito global da actividade da AMLC destaca-se o projecto de grande fôlego com que pretende dar o seu contributo para a valorização da música que se fez e faz em Portugal. A AMLC tem em curso o projecto de gravação integral da obra coral a cappella de Fernando Lopes-Graça e pretende dar testemunho da sua herança que se revela nos compositores contemporâneos. Para tal, já gravou quatro volumes da colecção intitulada Compositores Portugueses XX-XXI e dois volumes da colecção Fernando Lopes Graça - Obra Coral a cappella.

Tem estatuto de Entidade de Utilidade Pública desde 2010.

                                     Associação cultural com estatuto de Entidade de Utilidade Pública desde 2010

 

Apoios: