Dom Garcia

CSLC
Dom-Garcia-Calendrio-CCB
Data: junho de 2024

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Cantata Cénica Dom Garcia

Coro Sinfónico Lisboa Cantat

Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública

 

Em 1971, António Barge, médico de Vilar de Mouros, encomendou a três grandes vultos da cultura portuguesa uma obra emblemática para a inauguração do Festival de Vilar de Mouros: a cantata cénica Dom Garcia. Joly Braga Santos foi o compositor. Natália Correia e David Mourão Ferreira, autores do libreto. A referida obra foi composta para a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, grande coro sinfónico, cinco solistas cantores e seis declamadores.

Esta grandiosa cantata é inspirada na história de Dom Garcia e os seus quatro irmãos (D. Sancho, D. Afonso, D. Elvira e D. Urraca), filhos do rei D. Fernando, de Castela.  A trama desenrola-se em torno da desavença entre os irmãos, quando o pai anuncia a divisão do reino. São travadas lutas fratricidas que culminam com o cativeiro de Dom Garcia (tio-avô de D. Afonso Henriques, fundador de Portugal) no Castelo de Luna, local onde viria a sucumbir.

A memorável estreia desta obra esteve a cargo da Banda da Guarda Nacional Republicana, sob a direção do maestro Silva Dionísio.

 

Bilhetes: https://www.ccb.pt/evento/d-garcia-de-joly-braga-santos/

 

Criado em iCagenda

                                     Associação cultural com estatuto de Entidade de Utilidade Pública desde 2010

 

Apoios: